Uma falha no sistema de bombagem da estação elevatória localizada cerca de três quilómetros a montante da zona balnear, segundo a Agência Lusa, resultou na descarga de águas residuais não tratadas no rio Tua, afetando diretamente a qualidade da água junto à praia fluvial da cidade.

A Praia Fluvial Albino Mendo, em Mirandela, permanece desaconselhada a banhos devido à contaminação da água, originada por uma avaria na estação elevatória de águas residuais da Maravilha. A reparação do equipamento já foi concluída.
Os primeiros resultados das análises, divulgados no início de setembro, pela Agência Portuguesa do Ambiente, indicaram níveis elevados de enterococos intestinais e Escherichia coli, parâmetros microbiológicos que ultrapassam os limites legais para a prática balnear. Desde então, o local foi sinalizado como impróprio para banhos.
Apesar da avaria já ter sido resolvida, as autoridades locais alertam para a dificuldade da regeneração natural da água, devido ao baixo caudal do rio nesta altura do ano. Uma nova ronda de análises será realizada ao longo desta semana, com o objetivo de confirmar a retoma da qualidade exigida para atividades balneares.
A Praia Fluvial Albino Mendo, situada em pleno centro de Mirandela, ostenta a Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, segurança e boa gestão. Esta distinção é atribuída anualmente mediante avaliação rigorosa, e a sua manutenção depende do cumprimento contínuo dos critérios estabelecidos.

A Redação,
Foto: DR / Arquivo

Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorGUARDA-REDES DO GD CHAVES PERTO DE GARANTIR UMA PRESENÇA HISTÓRIA NUMA FASE FINAL DE UM CAPEONATO DO MUNDO