O Estádio Municipal de Boticas vai ser alvo de uma profunda requalificação, num investimento total de 165.015,50 euros, com o objetivo de modernizar e melhorar as condições de segurança, conforto e eficiência energética deste importante equipamento desportivo.
A intervenção, promovida pela Câmara Municipal de Boticas, visa garantir melhores condições para a prática desportiva — tanto em contexto profissional como amador — beneficiando atletas, clubes e público em geral. As obras incluem a remoção de estruturas degradadas, substituição da iluminação convencional por tecnologia LED, troca dos bancos de plástico nas bancadas e dos bancos de suplentes, assim como a instalação de uma nova cobertura em painel sandwich, que substituirá a estrutura atual, já bastante danificada.
Está ainda prevista a retirada temporária dos painéis fotovoltaicos existentes, que serão posteriormente reinstalados, de forma a garantir a continuidade da aposta na eficiência energética. Com estas melhorias, o município espera uma redução significativa dos custos de manutenção, ao mesmo tempo que contribui para a diminuição da pegada ecológica, através da redução do consumo energético e das emissões de CO₂.
O projeto insere-se no âmbito de uma candidatura aprovada ao programa NORTE2030-2024-28 – Equipamentos Desportivos (IT), que garante um apoio financeiro da União Europeia de 127.500,00 euros, correspondendo a uma parte substancial do investimento.
Recorde-se que o Grupo Desportivo de Boticas, principal utilizador da infraestrutura, é um clube certificado com três estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol, distinção atribuída às instituições com trabalho de formação reconhecido.
A redação,
Foto: DR