Vilar Seco será, uma vez mais, palco da VII Feira das Colheitas, um evento que celebra o final do verão e o início do outono com uma forte componente agrícola, cultural e de lazer. Este certame, que se realizará ao longo de três dias, culmina no domingo, dia 21 de setembro, com um dos momentos mais esperados: As tradicionais Chegas de Touros Mirandeses, marcadas para as 15h00.
A feira pretende promover os produtos agrícolas da região num ambiente festivo e de partilha comunitária. Além das bancas com produtos locais, o evento contará com uma agenda diversificada de atividades para todas as idades, incluindo cinema ao ar livre, caminhadas com burros, gastronomia típica, animação musical com gaiteiros e atuações dos emblemáticos pauliteiros.
As lutas entre touros mirandeses, uma tradição enraizada na cultura transmontana, trarão à arena nomes bem conhecidos dos aficionados: Zico (Vilar Seco), Pinheiro (Nogueira), Gato (Mofreita), Abade III (Tó), Maradona (Caçarelhos), Marcelo (Talhas), Jonas (Fontes de Transbaceiro), Moreno (Santulhão), Marroquino (Algoso) e Cordeiro (Bragada). Estes imponentes exemplares irão disputar-se em combates que respeitam os costumes e a força da raça mirandesa.
A Feira das Colheitas é organizada com o apoio do Município de Vimioso, Junta de Freguesia de Vilar Seco, e várias entidades locais, assumindo-se como um momento de exaltação das tradições e da identidade rural da região.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CM Vimioso
