As autoridades nacionais emitiram um alerta para o agravamento do perigo de incêndio rural entre os dias 17 e 20 de setembro, devido às condições meteorológicas adversas previstas para este período. Esperam-se temperaturas elevadas, baixos níveis de humidade e vento, fatores que aumentam significativamente o risco de ignições, especialmente nas zonas rurais do interior do país.
Nesta fase do ano, é frequente o uso do fogo para queimas de sobrantes agrícolas, uma prática comum mas extremamente perigosa em contexto de risco elevado. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apelam à máxima responsabilidade por parte da população, sublinhando que qualquer uso de fogo deve ser evitado.
Entre as recomendações destacam-se: não utilizar fogo durante este período, evitar queimas de sobrantes agrícolas, que só devem ser realizadas após a ocorrência de chuvas significativas, não confecionar alimentos com recurso a fogo ao ar livre e, perante qualquer risco, não arriscar. O objetivo é proteger a vida humana, os bens e o território.
As autoridades reforçam que um pequeno descuido pode ter consequências desastrosas e pedem a colaboração de todos na prevenção de incêndios.
Jornalista: Vitória Botelho