As autoridades nacionais emitiram um alerta para o agravamento do perigo de incêndio rural entre os dias 17 e 20 de setembro, devido às condições meteorológicas adversas previstas para este período. Esperam-se temperaturas elevadas, baixos níveis de humidade e vento, fatores que aumentam significativamente o risco de ignições, especialmente nas zonas rurais do interior do país.

Nesta fase do ano, é frequente o uso do fogo para queimas de sobrantes agrícolas, uma prática comum mas extremamente perigosa em contexto de risco elevado. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apelam à máxima responsabilidade por parte da população, sublinhando que qualquer uso de fogo deve ser evitado.

Entre as recomendações destacam-se: não utilizar fogo durante este período, evitar queimas de sobrantes agrícolas, que só devem ser realizadas após a ocorrência de chuvas significativas, não confecionar alimentos com recurso a fogo ao ar livre e, perante qualquer risco, não arriscar. O objetivo é proteger a vida humana, os bens e o território.

As autoridades reforçam que um pequeno descuido pode ter consequências desastrosas e pedem a colaboração de todos na prevenção de incêndios. 

Jornalista: Vitória Botelho

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n
Artigo anteriorISAAC NADER SAGRA-SE CAMPEÃO DO MUNDO NOS 1500 METROS E FAZ HISTÓRIA PARA PORTUGAL
Próximo artigoPRÉMIO ABEL BOTELHO DISTINGUE ALUNOS DE EXCELÊNCIA EM TABUAÇO