O Auditório da Unidade Hospitalar de Vila Real, da ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro, recebe, no dia 25 de setembro, a terceira reunião do projeto Green Hospitals, uma iniciativa ibérica que visa melhorar a sustentabilidade hospitalar e reduzir a pegada ecológica do setor da saúde.

Sob o lema “Melhorias na sustentabilidade hospitalar para um amanhã mais saudável”, o encontro reunirá especialistas, administradores hospitalares e representantes institucionais de Portugal e Espanha, com o objetivo de discutir soluções práticas para aumentar a eficiência energética e ambiental das unidades de saúde.

Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), entidade parceira do projeto, sublinha a importância estratégica desta iniciativa: “O Projeto Green Hospitals representa um marco essencial para o futuro do sistema de saúde ibérico. A resposta à crise climática não se pode limitar à prestação de cuidados. Deve também refletir-se na gestão dos recursos e das infraestruturas.”

Na primeira fase do projeto, cada entidade realizou um diagnóstico individual para avaliar as suas condições atuais. Já nesta segunda fase, serão implementadas medidas e tecnologias inovadoras em hospitais portugueses e espanhóis, com o objetivo de atingir níveis elevados de eficiência energética e reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

Financiado pelo POCTEP 2021-2027 – Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal, o projeto Green Hospitals está alinhado com o Objetivo Específico 2.1 e assume especial relevância numa altura em que os setores da saúde de ambos os países apresentam níveis de emissão de GEE superiores à média europeia.

O consórcio que dá corpo ao projeto integra cinco entidades portuguesas — APAH, ULSTMAD, ULS Coimbra, ULS Algarve e RNAE – Rede Nacional de Agências de Energia — e duas espanholas: a EREN – Agência de Energia de Castilla y León e a SERGAS – Agência de Saúde da Galiza.

A reunião em Vila Real representa mais um passo na construção de um sistema de saúde mais eficiente, sustentável e ambientalmente responsável em toda a Península Ibérica.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: Miligrama

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorIDOSO DETIDO EM FLAGRANTE POR INCÊNDIO FLORESTAL EM FELGUEIRAS, TORRE DE MONCORVO
Próximo artigoASSINADO CONTRATO DE FINANCIAMENTO PARA O PARQUE DE AUTOCARAVANISMO DE VILARINHO DE SÃO ROMÃO