Valpaços conquista distinção europeia na área da agricultura biológica e do desenvolvimento territorial sustentável. Chaves também entre os três finalistas.

O concelho de Valpaços foi recentemente distinguido a nível europeu como exemplo de excelência na resposta aos desafios das alterações climáticas, através da recuperação de variedades autóctones mais resistentes à seca e às pragas. A distinção reconhece ainda o trabalho desenvolvido na preservação da biodiversidade, no combate à poluição dos solos e das águas, e na mitigação da desertificação social, fatores críticos para a sustentabilidade dos territórios de montanha e de baixa densidade.

Com esta distinção, Valpaços afirma-se como um modelo de governança sustentável, projetando-se como uma referência no contexto das regiões rurais europeias. O concelho integra o Alto Tâmega e Barroso, território que vê reforçada a sua posição como polo internacional em práticas de agricultura biológica e desenvolvimento sustentável.
Chaves, também incluído neste território, alcançou igualmente um lugar entre os três finalistas desta categoria europeia, sublinhando o dinamismo regional e o investimento contínuo em políticas de valorização dos recursos naturais e do mundo rural.
A distinção agora atribuída reflete o reconhecimento do trabalho de décadas das comunidades locais, produtores, autarquias e instituições que têm apostado na resiliência ambiental e na valorização dos produtos endógenos, reforçando o papel do Alto Tâmega e Barroso como exemplo para outros territórios da Europa.

A Redação,
Foto: DR

IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Artigo anteriorII JORNADAS DE ENFERMEIROS DE REABILITAÇÃO PROMOVEM SINERGIA ENTRE TERAPIAS CONVENCIONAIS E COMPLEMENTARES
Próximo artigoASSEM­BLEIA MUNICIPAL DE MIRANDA DO DOURO ACUSADA DE FALHAR DEVERES LEGAIS DE TRANSPARÊNCIA