A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), em parceria com a Europacolon Portugal, lançou uma campanha nacional de sensibilização para o cancro do intestino, o mais comum do aparelho digestivo e principal causa de morte por cancro em Portugal. A iniciativa, que decorre no âmbito do Dia Nacional do Cancro do Intestino, a 30 de setembro, destaca a necessidade de rastreio a partir dos 45 anos para aumentar as chances de diagnóstico precoce.
Segundo Marília Cravo, presidente da SPG, o cancro colorretal é silencioso nos estádios iniciais, mas, quando detectado a tempo, apresenta uma taxa de sobrevivência de 90% aos cinco anos. Em contrapartida, o diagnóstico tardio reduz essa taxa para cerca de 50%. A campanha reforça que a colonoscopia é uma ferramenta eficaz para identificar e remover pólipos que podem evoluir para cancro, ajudando a salvar vidas.
A iniciativa estará presente nas redes sociais da SPG e meios de comunicação, com mais informações disponíveis no site da Saúde Digestiva.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: SGP
