Foi no dia 23 de setembro, que a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) recebeu técnicos das Entidades Intermunicipais da Região Norte para mais uma reunião de trabalho dedicada à temática das florestas.
O encontro contou com a presença de representantes da Área Metropolitana do Porto e das Comunidades Intermunicipais do Ave, Alto Minho, Cávado, Douro, Tâmega e Sousa e Terras de Trás-os-Montes, dando continuidade ao trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido na região.
Em cima da mesa estiveram temas como a articulação de procedimentos entre os Gabinetes Técnicos Florestais Intermunicipais (GTFI’s), a preparação de novas candidaturas e parcerias, a possibilidade de realização de um seminário/workshop à escala das NUT’s II e a definição de um plano de formação conjunto para técnicos florestais intermunicipais e municipais.
Foi também feito um ponto de situação sobre a elaboração dos Programas Sub-Regionais e Municipais de Ação de Gestão Integrada de Fogos Rurais, além de uma análise ao funcionamento das Brigadas de Sapadores Florestais. A partilha de experiências entre entidades marcou ainda a reunião, com o objetivo de uniformizar práticas e reforçar a eficácia da gestão florestal.
A CIMAT sublinha que este encontro reforça o compromisso das Entidades Intermunicipais do Norte em cooperar ativamente na valorização da floresta e na construção de soluções conjuntas para uma gestão mais eficiente, sustentável e adaptada aos desafios da região.
A Redação,
Foto: DR