A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Regional do Norte e em colaboração com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), apreendeu 10 toneladas de uvas introduzidas ilegalmente na Região Demarcada do Douro, no concelho de Armamar.
A operação, direcionada ao combate ao tráfico de produtos vitivinícolas, teve como objetivo proteger a autenticidade dos vinhos com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP), bem como salvaguardar a integridade económica dos produtores legítimos da região.
No decorrer da fiscalização, foi detetado um armazém com uvas dissimuladas, provenientes de outra região, prontas a serem introduzidas de forma ilícita no circuito produtivo. Além da apreensão, foi instaurado um processo-crime por tráfico de produtos vitivinícolas, identificado um suspeito e recolhida documentação com valor indiciário.
As uvas apreendidas terão como destino a destruição através de vinificação controlada. A ASAE sublinha que continuará a reforçar as ações de inspeção no setor vitivinícola, dada a sua relevância na economia nacional, garantindo práticas leais e a proteção dos consumidores.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: ASAE
