Jogo grande no Estádio São Luís em Faro, com dois candidatos á subida e dois clubes com histórico associado aos patamares altos do futebol português. Foi mais feliz o visitante que com esta vitória se aproxima do grupo da frente do campeonato. Cenário mais difícil para o SC Farense que continua sem vencer em casa.
A partida perspectivava-se equilibrada, dois candidatos, próximos na tabela e com o mesmo número de pontos. Mas entrou melhor a equipa da casa, que logo nos 2 primeiros minutos, teve duas aproximações perigosas á baliza de Vozinha.
Após um período forte do SC Farense, os comandados de Filipe Martins “meteram-se” no jogo, e dispuseram das melhores oportunidades dos primeiros 45 minutos.
Roberto teve nos pés a possibilidade de inaugurar o marcador, mas não aproveitou da melhor forma uma oferta de Ndiaye, e sozinho perante o guardião Brian Araújo, atirou por cima.
Com os flavienses mais estabilizados na partida, as oportunidades iam surgindo. Do lado direito, Tiago Almeida foi sempre mais um a envolver-se na manobra ofensiva da sua equipa, e dos pés dele saiu uma bola perigosa que embateu no poste da baliza algarvia.
No melhor período do GD Chaves, voltou a cheirar a golo, mas a bola mais uma vez passou a poucos centímetros do poste.
Antes do final da primeira metade, Marco Matias teve nos pés a melhor ocasião da sua equipa. Uma perca de bola de Pinho, que coloca a bola nos pés do adversário, mas depois Marco Matias não conseguiu desfeitear Vozinha, que se agigantou na baliza negando o tento aos da casa.
Em cima do intervalo, o lance que marca o jogo. Alysson que já tinha sido admoestado com uma cartolina amarela, trava um contra-ataque conduzido por Robyn e recebe ordem de expulsão.
Na segunda metade a história da partida foi diferente. Assistimos a um jogo com um só sentido. O GD Chaves, beneficiando do facto de estar em superioridade numérica aproximou-se mais vezes com perigo ao último terço adversário, mostrando-se também, algo perdulário.
Pinho e Robyn, poderiam ter feito (muito) melhor, quando, por erros do adversário, a bola lhes caiu nos pés em zona privilegiada. A oportunidade de Robyn, é daquelas que, para uma equipa que quer subir, não se podem falhar. Com o guarda-redes já batido, sozinho, atirou o por cima.
À passagem dos 61’ o golo surgiu mesmo. Num lance em que os algarvios não conseguiram afastar o perigo, Roberto apareceu oportuno ao segundo poste, fazendo o primeiro da sua equipa.
Após o golo os visitantes começar a controlar mais o jogo com bola e não permitiram ao adversário sequer aproximar-se da baliza de Vozinha.
Já depois do técnico flaviense ter refrescado o seu conjunto, Pinho colocou um ponto final na partida estabelecendo o marcador em 0-2.
Em desvantagem numérica e no marcador, a equipa de Silas, resignou-se e não teve capacidade de voltar à partida.
Para o GD Chaves, este resultado permite-lhe chegar mais perto do topo da tabela, somando agora 10 pontos.
Jornalista: Edgar Pedreiro
Fotos: Luis Martins