Foi formalizado na passada sexta-feira, 26 de setembro, na Reitoria da Universidade do Porto, o Consórcio Regional para a Prescrição Cultural no Norte de Portugal, uma iniciativa inédita que visa promover a saúde, o bem-estar e a inclusão social através da cultura e das artes.

Liderado pela Universidade do Porto e pela CCDR NORTE, o projeto integra o Plano de Ação para a Cultura NORTE 2030 e reúne diversas entidades culturais, científicas e institucionais da região, numa rede que se estende do Porto a Bragança. Os municípios deverão aderir numa segunda fase, após as eleições.

O vice-presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, destacou o caráter inovador e a validação científica internacional do consórcio, que pretende lançar um projeto-piloto de prescrição cultural com ações de capacitação, investigação, mediação e adaptação de espaços culturais.

A iniciativa posiciona o Norte como a primeira região do país a estruturar, em escala regional, uma resposta cultural para os desafios da saúde pública e do envelhecimento ativo.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: CCDR-Norte

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorEXPOSIÇÃO CELEBRA 94 ANOS DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ARMAMAR COM CIÊNCIA E MEMÓRIA
Próximo artigoÁGUAS DO NORTE LANÇA NOVO WEBSITE COM FOCO NA INOVAÇÃO E PROXIMIDADE AOS CLIENTES