Tiago Rodrigues, encenador, dramaturgo e produtor com raízes em Torre de Moncorvo, foi reconduzido para um novo mandato de quatro anos como diretor do Festival d’Avignon, em França, um dos mais prestigiados festivais de teatro do mundo.
Nomeado em 2022, Tiago Rodrigues tornou-se o primeiro estrangeiro a assumir a direção do festival, fundado em 1947 e considerado uma referência internacional nas artes performativas. A sua liderança tem sido marcada por uma programação arrojada e por uma abertura à diversidade de linguagens e culturas no teatro contemporâneo.
Apesar de ser natural de Lisboa, Tiago Rodrigues tem ligações familiares à aldeia de Peredo dos Castelhanos, no concelho de Torre de Moncorvo, sendo filho de Rogério Rodrigues.
Em 2014, o encenador subiu ao palco do Cineteatro de Torre de Moncorvo para apresentar a sua peça “By Heart”, uma reflexão sobre a memória, os livros e a resistência cultural.
A recondução agora anunciada confirma o reconhecimento internacional do trabalho de Tiago Rodrigues e reforça a presença da criação artística portuguesa nos grandes palcos europeus com um nome que, embora nascido na capital, leva também consigo o legado cultural transmontano.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Moncorvo