Valpaços recebeu, no dia 19 de setembro, o evento “Judia com Futuro”, organizado pela Agrifuturo, que reuniu produtores, investigadores e responsáveis regionais para debater desafios e oportunidades da fileira da castanha em Portugal.

O Vice-Presidente da CCDR NORTE, Paulo Ramalho, esteve presente na sessão de abertura e salientou o crescimento expressivo da produção de castanha no país, destacando que a Região Norte concentra cerca de 85% da área plantada.

Durante a sua intervenção, reforçou ainda a importância estratégica da variedade Judia e da Denominação de Origem Protegida (DOP) “Padrela” para a valorização económica e cultural do território. Paulo Ramalho sublinhou a necessidade de estreitar a colaboração entre produtores e comunidade científica, de forma a aumentar a resiliência e competitividade do setor.

O evento destacou-se como uma plataforma de reflexão sobre inovação, sustentabilidade e promoção da castanha portuguesa, evidenciando o potencial da fileira para impulsionar o desenvolvimento rural na região.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: CCDR-Norte

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Artigo anteriorTRÁFICO DE PRODUTOS VITIVINÍCOLAS: ASAE INTERCEPTA 4 TONELADAS DE UVAS
Próximo artigoGD CHAVES RECEBE SL BENFICA DIA 17 DE OUTUBRO A CONTAR PRA 3ª ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL