A candidatura do Chega em Vila Real anunciou esta quarta-feira a retirada imediata de confiança política a um dos seus candidatos, na sequência de um incidente ocorrido durante um debate transmitido por uma radio local em Vila Real.
De acordo com um comunicado assinado por Alberto Moura, candidato do Chega à Câmara Municipal de Vila Real, um dos membros da lista terá tido um “comportamento absolutamente inaceitável”, proferindo “insultos graves e inadmissíveis” dirigidos a cidadãos que apoiam outras candidaturas, durante a emissão online do debate.
Face à gravidade da situação, o Canal N falou com Alberto Moura, que confirmou que “a direção de campanha, a comissão política concelhia e a candidatura do Chega – Vila Real decidiram retirar a confiança política ao candidato, solicitando-lhe que formalize a desistência junto do tribunal, deixando assim de integrar a lista do partido”.
Segundo o Candidato a Vila Real, “este tipo de comportamento em nada refletem os princípios, a seriedade e a elevação que sempre impusemos nesta campanha”.
O partido informou ainda que se demarca totalmente de quaisquer declarações ou ações subsequentes do candidato, sublinhando que este passa a agir apenas em nome próprio.
A candidatura apresentou também um pedido público de desculpas às pessoas visadas pelos insultos e reafirmou o compromisso do Chega – Vila Real com uma campanha “de respeito, dignidade e responsabilidade”.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: Chega-Vila Real