O Auditório Municipal de Peso da Régua foi palco, nos dias 3 e 4 de outubro, da primeira edição das Jornadas de Oncologia da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD), sob o mote “Construir pontes, aproximar cuidados”. A iniciativa foi organizada pela Associação de Profissionais de Saúde do Alto Tâmega, no âmbito do seu núcleo dedicado à Oncologia, denominado oncoAPSAT.

Este encontro científico e formativo reuniu dezenas de profissionais de saúde, provenientes tanto dos cuidados hospitalares como dos cuidados de saúde primários, com o objetivo de debater e aprofundar temáticas atuais relacionadas com a prevenção, diagnóstico, tratamento e continuidade dos cuidados ao doente oncológico.

Abertura institucional

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, Dr. José Manuel Gonçalves, e da liderança da ULSTMAD, representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Dr. Ivo Oliveira; pelo Diretor Clínico, Dr. Francisco Esteves; pelo Enfermeiro Diretor, Enf.º Júlio Azevedo; e pela Diretora do Serviço de Oncologia Médica e Presidente da Comissão Organizadora, Dr.ª Marta Sousa.

Programa científico diversificado

Ao longo dos dois dias de trabalho, foram abordados temas centrais na área da Oncologia, com especial destaque para: Cancro da mama: rastreio, diagnóstico, gestão de toxicidades e reabilitação; Sobrevivência oncológica: nutrição, exercício físico, risco familiar e sexualidade; Cancro do pulmão: nódulo pulmonar, fatores de risco e diagnóstico precoce; Cancro da próstata: rastreio, doença em fase avançada e papel das consultas de enfermagem; Hematologia e Cancros Digestivos: sinais de alarme, seguimento em cuidados de saúde primários e acompanhamento pós-alta hospitalar.
Um dos momentos altos das jornadas foi a conferência proferida pelo oncologista Javier Cortés, do IBCC de Barcelona, sob o título “O que os livros não ensinam”, dedicada às mais recentes inovações no tratamento do cancro da mama.

Formação prática e workshops especializados

A vertente prática do evento ficou a cargo de vários workshops de enfermagem, centrados em áreas como a utilização de cateteres totalmente implantados, o tratamento de lesões cutâneas induzidas por radioterapia e a integração dos cuidados através da quimioterapia domiciliária — temas de particular relevância para a humanização e eficiência da prestação de cuidados.
A organização das I Jornadas de Oncologia da ULSTMAD, através da oncoAPSAT, destaca o forte envolvimento de todos os participantes — oradores, moderadores, profissionais de saúde e equipas de apoio — como um sinal do compromisso coletivo em reforçar redes de cuidados oncológicos mais integrados, próximos e centrados na pessoa.
A adesão e a qualidade científica da iniciativa deixam antever uma continuidade deste fórum nos próximos anos, consolidando Peso da Régua como um ponto de encontro regional para a reflexão e partilha de boas práticas em Oncologia.

A Redação,
Fotos: DR

banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorJOÃO MADUREIRA APRESENTA “O POEMA INFINITO – LIVRO SEGUNDO” EM CHAVES
Próximo artigoAINDA NÃO FOI DESTA QUE VOZINHA E A SUA SELEÇÃO GARANTIRAM O APURAMENTO HISTÓRICO PARA O MUNDIAL