O Auditório Municipal de Peso da Régua foi palco, nos dias 3 e 4 de outubro, da primeira edição das Jornadas de Oncologia da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD), sob o mote “Construir pontes, aproximar cuidados”. A iniciativa foi organizada pela Associação de Profissionais de Saúde do Alto Tâmega, no âmbito do seu núcleo dedicado à Oncologia, denominado oncoAPSAT.

Este encontro científico e formativo reuniu dezenas de profissionais de saúde, provenientes tanto dos cuidados hospitalares como dos cuidados de saúde primários, com o objetivo de debater e aprofundar temáticas atuais relacionadas com a prevenção, diagnóstico, tratamento e continuidade dos cuidados ao doente oncológico.

Abertura institucional

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, Dr. José Manuel Gonçalves, e da liderança da ULSTMAD, representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Dr. Ivo Oliveira; pelo Diretor Clínico, Dr. Francisco Esteves; pelo Enfermeiro Diretor, Enf.º Júlio Azevedo; e pela Diretora do Serviço de Oncologia Médica e Presidente da Comissão Organizadora, Dr.ª Marta Sousa.

Programa científico diversificado

Ao longo dos dois dias de trabalho, foram abordados temas centrais na área da Oncologia, com especial destaque para: Cancro da mama: rastreio, diagnóstico, gestão de toxicidades e reabilitação; Sobrevivência oncológica: nutrição, exercício físico, risco familiar e sexualidade; Cancro do pulmão: nódulo pulmonar, fatores de risco e diagnóstico precoce; Cancro da próstata: rastreio, doença em fase avançada e papel das consultas de enfermagem; Hematologia e Cancros Digestivos: sinais de alarme, seguimento em cuidados de saúde primários e acompanhamento pós-alta hospitalar.
Um dos momentos altos das jornadas foi a conferência proferida pelo oncologista Javier Cortés, do IBCC de Barcelona, sob o título “O que os livros não ensinam”, dedicada às mais recentes inovações no tratamento do cancro da mama.

Formação prática e workshops especializados

A vertente prática do evento ficou a cargo de vários workshops de enfermagem, centrados em áreas como a utilização de cateteres totalmente implantados, o tratamento de lesões cutâneas induzidas por radioterapia e a integração dos cuidados através da quimioterapia domiciliária — temas de particular relevância para a humanização e eficiência da prestação de cuidados.
A organização das I Jornadas de Oncologia da ULSTMAD, através da oncoAPSAT, destaca o forte envolvimento de todos os participantes — oradores, moderadores, profissionais de saúde e equipas de apoio — como um sinal do compromisso coletivo em reforçar redes de cuidados oncológicos mais integrados, próximos e centrados na pessoa.
A adesão e a qualidade científica da iniciativa deixam antever uma continuidade deste fórum nos próximos anos, consolidando Peso da Régua como um ponto de encontro regional para a reflexão e partilha de boas práticas em Oncologia.

A Redação,
Fotos: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorJOÃO MADUREIRA APRESENTA “O POEMA INFINITO – LIVRO SEGUNDO” EM CHAVES
Próximo artigoAINDA NÃO FOI DESTA QUE VOZINHA E A SUA SELEÇÃO GARANTIRAM O APURAMENTO HISTÓRICO PARA O MUNDIAL