O primeiro-ministro, Luís Montenegro, apelou este domingo (12) à participação dos portugueses nas eleições autárquicas, classificando o momento como “um dia muito importante para a nossa democracia”. O líder do PSD votou pouco depois das 09h00, na Escola Básica n.º 2 de Espinho, no distrito de Aveiro, e destacou o papel determinante das autarquias no desenvolvimento do país.

“É altura de fazer o apelo a todos os portugueses para virem às urnas escolherem os seus autarcas, seja para assembleias de freguesia, seja para câmaras municipais e assembleias municipais. O futuro do país, a prosperidade e sucesso do país, também depende muito das escolhas que forem tomadas este domingo”, afirmou Montenegro, sublinhando a importância da participação cívica.

O primeiro-ministro salientou ainda que estas eleições “apresentam aos votantes um registo de maior proximidade dos problemas mais prementes das vidas das famílias”, reforçando o carácter local e concreto das decisões autárquicas.

“O meu desejo, além de que decorra com toda a tranquilidade, é que o nível de participação possa ser elevado. Tradicionalmente, têm maior participação, porque este registo de proximidade traz motivação adicional. Desejo que os portugueses, a pensar no futuro e na capacidade que a partir de uma autarquia se tem de mudar a sociedade para melhor, possam exercer o seu direito, que também é um dever cívico”, declarou.

Em consonância com a mensagem deixada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Montenegro sublinhou a importância das autarquias na gestão e execução dos investimentos públicos previstos para os próximos anos. Segundo o primeiro-ministro é no poder local que se decide grande parte da aplicação “do elevadíssimo nível de investimento público que haverá nos próximos anos”.

De acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, mais de 9,3 milhões de eleitores estão recenseados para estas eleições, que determinam os novos titulares das 308 câmaras municipais, 308 assembleias municipais e 3.221 assembleias de freguesia. No total, concorrem mais de 12 mil listas, entre partidos, coligações e grupos de cidadãos independentes.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: Reuteurs Maio de 2025

Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorGRANDE AFLUÊNCIA ÀS URNAS MARCA MANHÃ ELEITORAL EM TRÁS-OS-MONTES
Próximo artigoCDC MONTALEGRE LEVA A MELHOR EM DUELO DE CANDIDATOS