A ação de reflorestação organizada pelo grupo “Respiramos Gasolina”, inicialmente marcada para o dia 19 de outubro, foi adiada para o dia 23 de novembro.
Segundo o grupo, o adiamento deve-se à parceria estabelecida com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que irá fornecer todas as plantas a serem utilizadas na campanha. O ICNF será responsável pelo acompanhamento e monitorização de todo o processo, garantindo que a iniciativa seja sustentável e eficaz, com resultados duradouros.
O adiamento também permitirá que as plantas atinjam o estágio ideal de desenvolvimento e que ocorram algumas chuvas, melhorando as condições do solo para o plantio.
O ponto de encontro continua a ser o campo de futebol de Agarez, em Vila Marim, com início da ação marcado para as 8h30. O grupo pede compreensão da população e reforça o compromisso em realizar a campanha da forma mais responsável e efetiva possível.
Esta iniciativa surge no âmbito da recuperação das áreas afetadas pelos incêndios que devastaram o distrito de Vila Real no verão.
Jornalista: Vitória Botelho