A decisão sobre o empate registado nas eleições autárquicas da freguesia de Vila Marim, no concelho de Vila Real, deverá ser conhecida esta terça-feira, 14 de outubro. A Assembleia de Apuramento Geral reúne-se para analisar os resultados e deliberar sobre o caso, que poderá seguir para decisão do Tribunal caso se mantenham dúvidas quanto à validade dos votos.
Nas eleições de domingo, 12 de outubro, tanto o PS como o PSD obtiveram exatamente o mesmo número de votos, 542 cada, resultando numa distribuição equilibrada de quatro mandatos por partido. A candidatura do CHEGA somou 64 votos, registando-se ainda 25 votos em branco e 19 nulos.
Esta não é a primeira vez que o concelho de Vila Real enfrenta uma situação semelhante. Nas autárquicas de setembro de 2013, na União de Freguesias de Nogueira e Ermida, PS e PSD também terminaram empatados. Nessa ocasião, a Assembleia de Apuramento Geral determinou a repetição do ato eleitoral, que viria a realizar-se em outubro desse mesmo ano.
O desfecho da análise da Assembleia de Apuramento Geral poderá, assim, definir se haverá nova votação em Vila Marim ou se será confirmado o resultado atual, mantendo-se o equilíbrio entre socialistas e sociais-democratas.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: SAPO: Torre da Quintela, Vila Marim