No próximo dia 29 de outubro, Santiago de Compostela será palco do “Dia da Eurorregião – Cultura”, uma iniciativa promovida no âmbito do programa Interreg Espanha–Portugal, cofinanciado pela União Europeia e integrada no projeto Nortear.
O encontro pretende destacar a importância da cooperação cultural entre o Norte de Portugal e a Galiza, através de um programa que inclui conferências, debates e a entrega do Prémio Literário Nortear, distinção que este ano será atribuída à escritora Diana Teixeira.
Para António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), a data é um símbolo da união cultural entre os dois territórios. “A cultura é um território sem fronteiras. Celebrar a Eurorregião é celebrar a capacidade que temos de construir juntos o futuro, valorizando as nossas raízes comuns”, afirmou o responsável, que marcará presença no evento.
O Dia da Eurorregião – Cultura reforça, assim, o compromisso de Portugal e Espanha em promover a cooperação transfronteiriça e valorizar a identidade partilhada entre as comunidades dos dois lados da fronteira.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CCDR-Norte