A Eurocidade Chaves-Verín, AECT marcou presença ontem, 15 de outubro de 2025, em Bruxelas, durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades, no evento “Regiões e municípios em ação: combater a incerteza através da prevenção, preparação e proteção nos territórios transfronteiriços europeus”.

Representada por Nerea Pérez Adriano, técnica de projetos europeus da Eurocidade, a delegação apresentou a experiência do território na área da proteção civil, no âmbito do projeto B solutions, promovido pela Associação das Regiões Fronteiriças Europeias (ARFE/AEBR) e pela Comissão Europeia. Durante a intervenção, destacou-se a importância de estabelecer equipas de emergência transfronteiriças, tendo em conta os riscos naturais do território, como incêndios florestais e inundações.
A Eurocidade salientou, contudo, que, apesar dos acordos de cooperação entre Portugal e Espanha, ainda existem obstáculos significativos: diferenças nas frequências de rádio, questões relativas a seguros e coberturas de acidentes para profissionais de emergência, e falhas na partilha de informação, uma vez que não existe um sistema de alertas coordenado entre os dois países.
O evento teve como moderador Martín Guillermo Ramírez, Secretário-Geral da ARFE/AEBR, e contou com a participação de representantes do Governo Regional de Castela e Leão, das Nações Unidas (ONU) e de outras entidades, que partilharam experiências e desafios enfrentados em territórios de fronteira, incluindo infecção animal, incêndios e inundações.
A sessão insere-se na Semana Europeia das Regiões e Cidades (#EURegionsWeek), iniciativa anual organizada pelo Comité das Regiões Europeu (CR) e pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia. Durante vários dias, políticos, peritos, académicos e representantes locais de toda a Europa apresentam projetos que demonstram a capacidade das regiões e municípios em gerar crescimento, emprego e coesão, reforçando a importância do nível local e regional na boa governação europeia.
A participação da Eurocidade Chaves-Verín evidencia o compromisso do território com a proteção civil transfronteiriça e a necessidade de maior coordenação e recursos para enfrentar emergências de forma eficaz, garantindo segurança e resiliência para as comunidades de ambos os lados da fronteira.

A Redação,
Foto: DR

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
IMG_9798
Artigo anteriorJOVEM DETIDO POR FURTO A MÁQUINA DE TABACO EM MACEDO DE CAVALEIROS 
Próximo artigoDESPISTE APARATOSO EM SALTO DEIXA HOMEM EM ESTADO GRAVE