A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (ESE-IPB) é, hoje e amanhã (16 e 17 de outubro), palco do VI Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2025). O evento junta investigadores, docentes e estudantes de diferentes países de expressão portuguesa para refletir sobre os desafios e caminhos da inovação pedagógica no contexto lusófono.

Com um programa que privilegia o diálogo interdisciplinar e a partilha de experiências, o encontro visa reforçar o papel da educação e da língua portuguesa como motores de transformação social e cultural. A edição deste ano destaca projetos e práticas que procuram construir sociedades mais inclusivas e humanizadas, através de novas abordagens educativas.

Como mensagem de abertura, o diretor da ESE-IPB, Carlos Teixeira, salienta que “a inovação pedagógica não se resume a uma simples mudança técnica ou de métodos, exige uma verdadeira transformação de paradigma”.

O LUSOCONF2025 integra também apresentações e debates ligados ao projeto INOV-NORTE – Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte, sublinhando a importância crescente da investigação e da experimentação no campo educativo.

A participação no encontro é gratuita, podendo ser feita de forma presencial ou online, o que amplia o alcance da iniciativa e reforça o seu caráter colaborativo no espaço lusófono.

Jornalista: Vitória Botelho

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorJUV. PEDRAS SALGADAS SEGUE EM FRENTE NA TAÇA DA AF VILA REAL
Próximo artigoCHUVA, TROVOADAS E QUEDA DE TEMPERATURAS NO NORTE APARTIR DE DOMINGO