Um novo projeto com raízes no Parque Natural de Montesinho promete transformar os recursos apícolas da região em inovação cosmética. O BioCosMAp – Polinizar a inovação em cosmética a partir do Parque Natural de Montesinho é uma iniciativa financiada pelo PT2030, liderada pela Fourmag, divisão de cosmética, em parceria com o MORE CoLAB e outras entidades científicas e empresariais.

O objetivo é ambicioso: desenvolver cosméticos biológicos a partir da própolis e do mel de montanha produzidos neste território transmontano. Este projeto não pretende apenas criar novos produtos naturais, mas também valorizar os recursos endógenos, reforçando a sustentabilidade e a competitividade apícola nacional.

No âmbito do BioCosMAp, serão otimizados processos de extração para obtenção de um extrato de própolis biológico, e desenvolvidos três cosméticos com propriedades antiacne, apaziguantes/cicatrizantes e hidratantes, que integrarão ingredientes locais, como o mel monofloral de montanha e outros produtos apícolas de elevada qualidade.

Segundo Mário Araújo, gerente da Fourmag, o BioCosMAp representa “uma oportunidade estratégica para posicionar a empresa na vanguarda da inovação natural”. Mais do que o lançamento de novos produtos, o responsável sublinha que este projeto “é uma aposta na diferenciação, na credibilidade e na valorização dos recursos naturais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar”.

Também Alexandre Gonçalves, coordenador técnico-científico do MORE CoLAB, destaca a relevância ambiental e económica da iniciativa, recordando que “a apicultura é essencial para a preservação da biodiversidade e tem um papel económico relevante nas zonas rurais”. Para o investigador, “a própolis, pela sua composição e propriedades biológicas, representa um enorme potencial de valorização para o território”.

O BioCosMAp integra ainda a Sandra Isabel Barbosa, Unipessoal, Lda., a Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro, num consórcio que reúne competências empresariais, científicas e tecnológicas com o propósito de “polinizar” a inovação nacional em cosmética biológica a partir do coração do Parque Natural de Montesinho.

Com enfoque na sustentabilidade, investigação e transição ecológica, o BioCosMAp posiciona Trás-os-Montes como um território de excelência na inovação verde e na cosmética natural de origem portuguesa.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação

Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorCERIMÓNIA DE INSTALAÇÃO DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS DE MURÇA DECORRE NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA
Próximo artigoAUDITÓRIO MUNICIPAL DE BOTICAS ACOLHEU AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE BULLYING E CYBERBULLYING