Um novo projeto com raízes no Parque Natural de Montesinho promete transformar os recursos apícolas da região em inovação cosmética. O BioCosMAp – Polinizar a inovação em cosmética a partir do Parque Natural de Montesinho é uma iniciativa financiada pelo PT2030, liderada pela Fourmag, divisão de cosmética, em parceria com o MORE CoLAB e outras entidades científicas e empresariais.
O objetivo é ambicioso: desenvolver cosméticos biológicos a partir da própolis e do mel de montanha produzidos neste território transmontano. Este projeto não pretende apenas criar novos produtos naturais, mas também valorizar os recursos endógenos, reforçando a sustentabilidade e a competitividade apícola nacional.
No âmbito do BioCosMAp, serão otimizados processos de extração para obtenção de um extrato de própolis biológico, e desenvolvidos três cosméticos com propriedades antiacne, apaziguantes/cicatrizantes e hidratantes, que integrarão ingredientes locais, como o mel monofloral de montanha e outros produtos apícolas de elevada qualidade.
Segundo Mário Araújo, gerente da Fourmag, o BioCosMAp representa “uma oportunidade estratégica para posicionar a empresa na vanguarda da inovação natural”. Mais do que o lançamento de novos produtos, o responsável sublinha que este projeto “é uma aposta na diferenciação, na credibilidade e na valorização dos recursos naturais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar”.
Também Alexandre Gonçalves, coordenador técnico-científico do MORE CoLAB, destaca a relevância ambiental e económica da iniciativa, recordando que “a apicultura é essencial para a preservação da biodiversidade e tem um papel económico relevante nas zonas rurais”. Para o investigador, “a própolis, pela sua composição e propriedades biológicas, representa um enorme potencial de valorização para o território”.
O BioCosMAp integra ainda a Sandra Isabel Barbosa, Unipessoal, Lda., a Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro, num consórcio que reúne competências empresariais, científicas e tecnológicas com o propósito de “polinizar” a inovação nacional em cosmética biológica a partir do coração do Parque Natural de Montesinho.
Com enfoque na sustentabilidade, investigação e transição ecológica, o BioCosMAp posiciona Trás-os-Montes como um território de excelência na inovação verde e na cosmética natural de origem portuguesa.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação





















