A Infraestruturas de Portugal concluiu recentemente a instalação de uma barreira dinâmica para proteção contra a queda de blocos num troço crítico da Linha do Douro, no concelho de Sabrosa, entre as estações da Régua e do Pinhão.

A intervenção ocorreu numa área considerada de elevado risco, especialmente durante períodos de chuvas intensas, permitindo agora reduzir os impactos de eventuais deslizamentos sobre a circulação ferroviária.

Devido à dificuldade de acesso ao local, os trabalhos exigiram soluções logísticas complexas, incluindo o transporte de materiais por helicóptero. Esta abordagem acelerou a execução da obra e superou as limitações impostas pelo terreno.

O investimento na instalação da barreira ascendeu a 193 mil euros e representa mais um passo na estratégia contínua da empresa para monitorizar e reforçar a estabilidade dos taludes ao longo da rede ferroviária nacional. Nos últimos anos, diversas intervenções geotécnicas têm sido realizadas em áreas de maior risco, com o objetivo de aumentar a segurança, a fiabilidade e a qualidade das infraestruturas.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: IP

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorGREVE GERAL DA FUNÇÃO PÚBLICA CONDICIONA SERVIÇOS NA ÁREA DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS
Próximo artigoGOUVEIA E MELO DEFENDE POLÍTICAS PARA FIXAR PESSOAS E EMPRESAS NO INTERIOR