A freguesia de Arcas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, volta este domingo (26) às urnas para escolher a futura Assembleia de Freguesia, depois do raro empate registado nas eleições autárquicas de 12 de outubro. PS e PSD/CDS-PP obtiveram exatamente 100 votos cada, obrigando à repetição do ato eleitoral, que envolverá os 338 eleitores inscritos.
A nova votação poderá finalmente definir quem irá liderar a junta, depois de uma disputa extremamente equilibrada entre a candidata socialista Ana Martins e o candidato Mickael Silva, pela coligação PSD/CDS-PP.
Também no norte do país outras duas freguesias regressam às assembleias de voto pelo mesmo motivo. Em Cabreiro, no concelho de Arcos de Valdevez, repetem-se as eleições para a Assembleia de Freguesia após outro empate técnico. Já em Lara, no concelho de Monção, os eleitores voltam às urnas para escolher não só a Assembleia de Freguesia, mas também os restantes órgãos locais, devido ao impacto que o resultado pode ter na distribuição de mandatos no executivo municipal.
No concelho de Macedo de Cavaleiros, recorde-se, a coligação PSD/CDS-PP venceu as eleições para a Câmara Municipal, elegendo quatro vereadores, enquanto o PS conquistou três mandatos.
As mesas de voto nas três freguesias abriram às 08h00 e encerram às 19h00.
A afluência às urnas será determinante para desfazer o impasse e definir quem irá liderar as juntas.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: DR



















