José Manuel dos Anjos Santo, de 50 anos, era natural de Paradela de Monforte e vivia há vários anos emigrado em Baar
A comunidade flaviense está de luto pela morte de José Manuel dos Anjos Santo, de 50 anos, natural da freguesia de Paradela de Monforte, no concelho de Chaves, que perdeu a vida na manhã de quarta-feira na sequência de um acidente de trabalho ocorrido num estaleiro de construção, na comuna de Baar, cantão de Zug, na Suíça, país onde residia e trabalhava há vários anos.
De acordo com a imprensa local suíça, o trágico acidente aconteceu por volta das 7h45, durante trabalhos de demolição num edifício. Um elemento do teto terá cedido inesperadamente, caindo sobre a escavadora que José Santo manobrava, deixando o trabalhador encarcerado na cabine.
Os bombeiros e equipas de emergência foram rapidamente mobilizados para o local e procederam à retirada da vítima com recurso a escadas e equipamento especializado. O trabalhador foi depois transportado de helicóptero para um hospital da região, onde recebeu cuidados intensivos. Contudo, não resistiu à gravidade dos ferimentos e acabou por falecer já na unidade hospitalar.
A Polícia do Cantão de Zug abriu um inquérito para apurar as causas do acidente, estando a decorrer averiguações técnicas e laborais para determinar o que levou ao colapso da estrutura.
José Manuel Santo era muito estimado pela comunidade portuguesa na Suíça e mantinha fortes ligações à terra natal, sendo descrito por amigos e familiares como um homem trabalhador, dedicado e de grande coração.
O funeral do trabalhador está marcado para amanhã, domingo, às 15h30, na localidade de Barcos, concelho de Tabuaço, onde será prestada a última homenagem a este emigrante transmontano que, como tantos outros, partiu em busca de melhores condições de vida e acabou por perder a vida longe de casa.
A Redação,
Fotos: DR




















