O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Comando Territorial de Bragança recuperou, no dia 31 de outubro, três viaturas furtadas em Espanha, localizadas nos concelhos de Vila Verde e Vila Nova de Gaia. A operação resultou ainda na apreensão de cerca de 5 500 quilos de cobre e de motores elétricos.
A ação decorreu na sequência de um pedido de colaboração da Guardia Civil espanhola, após o furto de três veículos em território espanhol. As investigações permitiram apurar que as viaturas haviam sido levadas para Portugal, sendo posteriormente localizadas, duas delas na localidade de Vila de Prado, em Vila Verde, e uma terceira em Valadares, Vila Nova de Gaia.
Os furtos ocorreram entre os dias 15 e 19 de outubro, nas províncias espanholas de Zamora e Cáceres. Dentro da viatura furtada em Zamora, os militares da GNR encontraram cerca de 1 000 quilos de cobre e 1 000 quilos de motores elétricos. Nos dois veículos provenientes de Cáceres foram ainda descobertos 4 500 quilos de cobre.
As viaturas foram entretanto devolvidas aos legítimos proprietários, e as autoridades espanholas informadas dos resultados da operação. O processo foi comunicado ao Tribunal Judicial de Bragança.
Os três suspeitos dos furtos foram detidos pela Guardia Civil e encontram-se em prisão preventiva em Cáceres. A ação contou com o apoio dos Núcleos de Apoio Técnico (NAT) de Braga e do Porto.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: DR



















