A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro vai duplicar o número de camas dos cuidados continuados, de 24 para 50 camas, num investimento de 3,5 milhões de euros, apoiado pelo município de Mogadouro e pelo PRR.
As obras de ampliação da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) já arrancaram e a conclusão está prevista para o final de 2026. João Henriques, provedor da instituição, explicou que a obra é vital, pois a unidade está no seu limite. O investimento pretende ainda dar uma resposta à falta de camas a nível nacional e garantir a sustentabilidade financeira da UCC.
Segundo dados disponíveis, em Portugal faltam mais de 5 mil camas de cuidados continuados, mas, embora a unidade de Mogadouro faça parte da Rede Nacional, podendo receber doentes de todo o país, a prioridade é dada à proximidade de residência. A medida abrange os utentes do distrito de Bragança, Vila Real e Braga
O investimento total, que ronda os 3,5 milhões de euros, 2,9 milhões para a empreitada e o restante para equipamento, conta com o apoio do PRR no valor de 1,1 milhões de euros e com a comparticipação do município de Mogadouro, num apoio de 1,5 milhões de euros. O valor restante será assegurado pela própria Misericórdia.
A UCC de Mogadouro, aberta desde 2008, pretende assim dar um passo de gigante para reforçar a resposta de cuidados continuados na região.
Jornalista: Gonçalo Pereira
Fotos: DR



















