Projeto europeu procura identificar estratégias regionais para enfrentar o envelhecimento e a perda de população ativa

A Região Norte acolhe, até à próxima quinta-feira, 13 de novembro, uma missão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no âmbito do projeto europeu “Helping Regions Adapt to Demographic Change”, desenvolvido em parceria com a Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia (DG REGIO), no quadro do Talent Booster Mechanism.
O objetivo da visita passa por analisar os impactos da transição demográfica e identificar respostas territoriais integradas em domínios-chave como o ordenamento do território, a governação multinível, o financiamento subnacional, os serviços públicos, a saúde, a educação, a formação profissional e os cuidados infantis.
Na sessão de boas-vindas, realizada esta segunda-feira, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), António Cunha, sublinhou a importância estratégica da missão:
“A adaptação às mudanças demográficas exige uma abordagem territorial integrada e colaborativa. A presença da OCDE na Região Norte é um reconhecimento da nossa capacidade de mobilizar esforços para enfrentar os desafios do envelhecimento e da perda de população ativa, promovendo a atratividade e a coesão dos nossos territórios”, afirmou o responsável.
Durante quatro dias, a delegação da OCDE vai reunir-se com cerca de cinquenta instituições e especialistas das áreas em análise, com o propósito de debater estratégias regionais e garantir que as recomendações de política pública formuladas pela organização refletem as especificidades e prioridades do Norte.
A Região Norte é uma das dez regiões europeias selecionadas pela Comissão Europeia para beneficiar de apoio técnico especializado da OCDE, com o objetivo de conceber políticas territoriais inovadoras que promovam a coesão, a atração e retenção de talento, bem como o reforço da resiliência económica e social perante o envelhecimento populacional e a redução da população ativa.
Com esta iniciativa, o Norte assume-se como laboratório europeu de políticas de adaptação demográfica, procurando transformar um desafio estrutural em oportunidade de desenvolvimento sustentável e coeso.

A Redação,
Fotos: DR

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Artigo anteriorFREIXO DE ESPADA À CINTA E AYUNTAMENTO VILVESTRE REUNIDOS SOBRE A SOCIEDADE CONGIDA-LA BARCA
Próximo artigoSABROSA LANÇA PROJETO DE RECOLHA E TRATAMENTO DE BIORRESÍDUOS