Haverá um estado de emergência “limitado” e de “efeitos preventivos”. Marcelo Rebelo de Sousa desculpa Governo que, diz, tem estado sempre a “apagar fogos”.

António Costa vai pôr militares e funcionários públicos a fazer rastreio de contactos de infetados com o novo coronavírus, para garantir recursos humanos suficientes para rastrear e quebrar cadeias de transmissão de covid-19 e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde. Esta é uma das quatro razões pelas quais primeiro-ministro e presidente da República defendem um novo estado de emergência – “muito limitado” e de ” efeitos sobretudo preventivos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Sem avançar pormenores, António Costa disse só que “determinados trabalhos de rastreamento ou acompanhamento” de infetados serão supervisionados pelas autoridades de saúde e executados pelas Forças Armadas e por “servidores públicos que não podem estar no exercício normal da sua atividade, mas que não estão incapacitados para o trabalho”.

Ao início da noite, em entrevista à RTP, Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu que o rastreio dos contactos de todas as pessoas que testam positivo para a covid-19 não é “suficiente” e que a solução apontada pelo Governo permitirá chegar aos “milhares [de funcionários] necessários para garantir que chegamos às cadeias de transmissão e acompanhamos” os infetados.

A mudança temporária de funções dos trabalhadores do Estado não foi comunicada previamente aos sindicatos, disseram José Abraão, da Fesap, e Helena Rodrigues, do Sindicato dos Quadros Técnicos. Mas ambos asseguraram que, em tese, os funcionários públicos estão disponíveis para ajudar no que for necessário.

Ler mais: https://www.jn.pt/nacional/estado-de-emergencia-mais-leve-e-militares-a-rastrear-infetados-12991978.html

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Artigo anteriorCOVID-19: ÚLTIMAS 72 HORAS COM 74 NOVOS CASOS NO DISTRITO DE BRAGANÇA
Próximo artigoVÍDEO: RESÍDUOS DO NORDESTE PROMOVE GUIA PARA UMA GESTÃO CIRCULAR DE RESÍDUOS