O ex-presidente da Câmara de Vila Real Rui Santos afirmou hoje estar de “consciência absolutamente tranquila”, após ter sido acusado pelo Ministério Público (MP) de dois crimes de prevaricação e dois crimes de abuso de poder, relacionados com a gestão da empresa municipal Vila Real Social.

O atual deputado na Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal de Vila Real assegurou que sempre atuou dentro da legalidade.
“Respeitei a letra da lei e o espírito da lei. Estou muito confiante de que esta acusação seguirá o mesmo destino de todas as outras denúncias apresentadas ao longo destes 12 anos em que servi a minha terra: o arquivamento”, afirmou.
A notícia da acusação foi avançada pelo Jornal de Notícias, que refere que o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional do Porto considera o antigo autarca suspeito de ter usado a empresa municipal para fins “alheios ao interesse público”. O MP alega que Rui Santos terá “colocado ou mandado colocar” na presidência da Vila Real Social duas pessoas com o objetivo de satisfazer interesses pessoais e políticos a nível concelhio.
Além de Rui Santos, também essas duas pessoas estão acusadas de crimes de prevaricação. O processo conta, ao todo, com seis arguidos, investigados por suspeitas de lesar os interesses patrimoniais do Estado no exercício de funções públicas.
O ex-autarca disse estranhar o facto de não ter sido formalmente notificado.
“É mais uma vez o segredo de justiça a ser claramente violado, quando a acusação chega primeiro à comunicação social”, criticou.
Questionado sobre a intenção de requerer a abertura de instrução, Rui Santos afirmou desconhecer ainda os detalhes do processo.
“Os meus advogados vão analisar a acusação e agirão de acordo com aquilo que julgarem adequado”, disse, reforçando “a absoluta tranquilidade” com que encara o caso.
O inquérito teve início em 2022 e levou, no ano seguinte, à realização de buscas na empresa municipal e na Câmara de Vila Real. A investigação abrangeu também a eleição do então presidente do conselho de administração da Vila Real Social.

A Redação com Lusa
Foto: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
IMG_9798
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Artigo anteriorDESPISTE NA A24 FAZ UM FERIDO GRAVE EM VILA POUCA DE AGUIAR
Próximo artigoESSCVP ALTO TÂMEGA ACOLHE EVENTO DE ENCERRAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM VIABILIDADE TECIDULAR E FERIDAS