A Eurocidade Chaves-Verín vai realizar, no dia 5 de dezembro, às 14h00, um webinar dedicado ao cancro do estômago e do intestino, integrado no projeto Transfiresaúde. A iniciativa pretende reforçar o ecossistema de investigação e inovação em saúde na Euro Região Galiza–Norte de Portugal.
O evento online é organizado pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e contará com apresentações sobre a evolução biológica destas doenças, estratégias de vigilância, opções de tratamento e fundamentos dos cancros hereditários do aparelho digestivo. Serão ainda abordados critérios clínicos que orientam a indicação para testes genéticos.
As oradoras convidadas são a investigadora Joana Carvalho, do grupo de Interações entre Tumor e Microambiente do i3S, e a investigadora Sérgia Velho, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e da Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas.
O Transfiresaúde, coordenado pela Agência Galega de Gestão do Conhecimento na Saúde (ACIS), reúne várias instituições da Galiza e do Norte de Portugal com o objetivo de impulsionar soluções inovadoras, incluindo na área da Inteligência Artificial, orientadas para o envelhecimento saudável e a medicina personalizada. O projeto é financiado pelo programa INTERREG VI-A (POCTEP) 2021-2027, com apoio do FEDER.
A participação é gratuita, mediante inscrição até 4 de dezembro através do formulário online disponibilizado pela organização.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















