Armamar voltou a projetar-se além-fronteiras ao ver reconhecido, no blog internacional de comunicação de ciência PLOS SciComm, um artigo dedicado ao trabalho que o concelho tem desenvolvido no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores. O texto, intitulado “Science, Memory and Belonging: Lessons from a Rural European Researchers’ Night”, destaca Armamar como um caso de estudo europeu na aproximação entre ciência e territórios rurais.

A publicação sublinha como o evento, dinamizado pela ARMA-Sci e por uma vasta rede de parceiros locais, está a redefinir o modo como a ciência chega às populações, envolvendo escolas, associações e moradores na construção de conhecimento. Um dos projetos em evidência é a exposição “Fita do Tempo: Património e Memórias dos Bombeiros Voluntários de Armamar”, que transformou quase um século de documentos, objetos e testemunhos dos bombeiros do concelho num arquivo vivo de património comunitário.

Armamar tornou-se um exemplo de como a ciência pode ser construída a partir do território e das suas memórias, reforçando identidades e estimulando o envolvimento cívico. A última edição da Noite Europeia dos Investigadores reuniu mais de 500 participantes e 52 investigadores, consolidando o concelho como um laboratório vivo de ciência participativa.

Com esta publicação internacional, Armamar afirma-se no mapa europeu da comunicação de ciência, mostrando que inovação, conhecimento e pertença podem florescer também longe dos grandes centros urbanos.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorFESTA DA AMENDOEIRA EM FLOR REGRESSA A FOZ CÔA ENTRE 15 DE FEVEREIRO E 8 DE MARÇO
Próximo artigoESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DO DOURO-LAMEGO ASSINALA 25 ANOS DE ATIVIDADE E REFORÇA MISSÃO FORMATIVA