Vila Pouca de Aguiar vai mais do que duplicar a capacidade da Brigada Florestal sediada no Parque da Vila, que atua no concelho e em toda a região. A estrutura, atualmente composta por sete elementos, passará a contar com 15 bombeiros florestais, reforçando de forma significativa a prevenção e o combate a incêndios.
A presidente da Câmara Municipal, Ana Rita Dias, destaca que o aumento de efetivos representa “um reforço importante dos recursos humanos dedicados à gestão florestal” e a afirmação do concelho como “território estratégico para ações de âmbito nacional”.
O comandante da Força, Rui Almeida, sublinha a importância do trabalho desenvolvido ao longo do ano. No inverno, explica, a prioridade passa por ações de silvicultura e trabalhos de gestão florestal, enquanto no verão “o foco é o combate aos incêndios com recurso a máquinas e ferramentas manuais”.
Vila Pouca de Aguiar foi ainda escolhida como palco das provas de acesso à Força de Sapadores Bombeiros Florestais (FSBF) na zona Norte. Os candidatos realizaram exames médicos, provas físicas e testes psicológicos nos dias 24 e 25 de novembro.
Integrada no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a FSBF conta atualmente com 115 elementos e vai reforçar o seu quadro nacional com mais 88 operacionais. O aumento incidirá sobretudo nas brigadas de Vila Pouca de Aguiar, Macedo de Cavaleiros, Cabeceiras de Basto e Ponte de Lima, confirmou Carlos Gomes, responsável pelo grupo Norte da Força.
A Redação,
Foto: DR



















