Vila Pouca de Aguiar vai mais do que duplicar a capacidade da Brigada Florestal sediada no Parque da Vila, que atua no concelho e em toda a região. A estrutura, atualmente composta por sete elementos, passará a contar com 15 bombeiros florestais, reforçando de forma significativa a prevenção e o combate a incêndios.

A presidente da Câmara Municipal, Ana Rita Dias, destaca que o aumento de efetivos representa “um reforço importante dos recursos humanos dedicados à gestão florestal” e a afirmação do concelho como “território estratégico para ações de âmbito nacional”.

O comandante da Força, Rui Almeida, sublinha a importância do trabalho desenvolvido ao longo do ano. No inverno, explica, a prioridade passa por ações de silvicultura e trabalhos de gestão florestal, enquanto no verão “o foco é o combate aos incêndios com recurso a máquinas e ferramentas manuais”.

Vila Pouca de Aguiar foi ainda escolhida como palco das provas de acesso à Força de Sapadores Bombeiros Florestais (FSBF) na zona Norte. Os candidatos realizaram exames médicos, provas físicas e testes psicológicos nos dias 24 e 25 de novembro.

Integrada no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a FSBF conta atualmente com 115 elementos e vai reforçar o seu quadro nacional com mais 88 operacionais. O aumento incidirá sobretudo nas brigadas de Vila Pouca de Aguiar, Macedo de Cavaleiros, Cabeceiras de Basto e Ponte de Lima, confirmou Carlos Gomes, responsável pelo grupo Norte da Força.

A Redação,
Foto: DR

banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorII ENCONTRO NACIONAL DE LIGAÇÕES OLÍMPICAS REÚNE ATLETAS E DIRIGENTES NO CAR DO POCINHO
Próximo artigoALUNOS DO 1.º CICLO ASSUMEM-SE COMO “GUARDIÕES DA ÁGUA” EM PEÇA TEATRAL EDUCATIVA NO PESO DA RÉGUA