A escritora transmontana Cristina Machado vai apresentar, em primeira mão, o seu mais recente livro, A felicidade não tem história, no próximo dia 6 de dezembro, às 15h30, na Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar. A escolha do local não é casual: “Faz todo o sentido que seja em Vila Pouca, uma vez que o palco da história é precisamente o concelho”, sublinha a autora.
Reconhecida como uma das vozes literárias mais relevantes de Trás-os-Montes, Cristina Machado volta a transportar para a ficção o universo geográfico, histórico e humano da região. O novo romance mergulha “no enigma da paixão e no reino do amor e das suas dores”, explorando personagens e cenários que refletem a identidade do território aguiarense.
Com uma escrita delicada e envolvente, a autora tem construído um percurso literário consistente. Estreou-se com Online (2016), seguindo-se Perpétua da Roda (2018) e Travessia (2023). Em A felicidade não tem história (2025), Cristina Machado reafirma a centralidade do poder narrativo, lembrando logo na abertura do livro que “somos feitos de histórias”. A autora, que também é professora e terapeuta energética e espiritual, destaca que mesmo as histórias reais “são construções nossas”, revelando a força transformadora da narrativa na vida quotidiana.
A sessão de apresentação promete aproximar leitores, território e literatura num encontro que celebra a criação literária feita a partir, e para, Trás-os-Montes.
A Redação,
Fotos: DR



















