O presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, foi eleito presidente da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). A eleição teve lugar esta terça-feira, dia 02 de dezembro, no Cine-Teatro de Amarante.
No discurso de tomada de posse, Francisco Lopes destacou a relevância estratégica do órgão que passa agora a dirigir, sublinhando que a responsabilidade atribuída “é grande, e é coletiva”. O autarca reforçou a importância da representação regional num momento decisivo para o futuro do Norte.
Sublinhando a diversidade da região, o novo presidente referiu que o Norte “é profundamente coeso na ambição de se afirmar”, salientando o papel do Conselho Regional enquanto estrutura representativa capaz de influenciar políticas públicas e definir prioridades essenciais para o território.
Francisco Lopes defendeu a necessidade do Estado transferir não apenas competências, mas também os recursos necessários para garantir uma maior autonomia regional, quer na análise dos instrumentos de gestão territorial, quer na definição de políticas públicas. O autarca sublinhou ainda que, o desenvolvimento do Norte depende da existência de um verdadeiro poder de decisão a nível regional e assegurou que trabalhará para que a região continue a reforçar o seu peso no contexto nacional.
Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Lamego





















