A Associação Portuguesa de Assembleias Municipais (ANAM) reuniu no sábado (6), no Centro Multimeios de Lamego, para a realização do seu 5.º Congresso, um encontro que juntou autarcas e responsáveis políticos num momento pautado pela eleição dos novos órgãos sociais e pela reflexão sobre o papel das assembleias municipais no país.
O congresso, subordinado ao tema “Assembleias Municipais – Hoje e Amanhã”, serviu também para avaliar o mandato que agora chega ao fim e discutir os desafios que se colocam ao poder local num contexto de renovação democrática.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, destacou a necessidade de fortalecer o papel das assembleias municipais na vida pública. O autarca defendeu que estes órgãos deliberativos devem ser “o reflexo da sociedade local em toda a sua diversidade”, recordando que “é necessário reforçar os poderes das Assembleias Municipais” e incentivar “uma participação ativa dos cidadãos”.
Também nesta data, Fernando Santos Pereira, presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, foi eleito o novo líder da ANAM. A sessão eleitoral contou com a presença do ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, e do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado.
No seu primeiro discurso enquanto presidente da associação, Fernando Santos Pereira anunciou a intenção de promover uma cimeira do poder local, juntando associações de municípios e de freguesias num momento de concertação estratégica.
A ANAM, que celebrará uma década de existência em 2026, atingiu neste congresso a maior representatividade desde a sua fundação, afirmando-se cada vez mais como um interlocutor relevante junto dos eleitos locais e do Governo.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR






















