O II Domingo do Advento, celebrado no Ano A, destaca a necessidade do silêncio e da paciência na preparação para o Natal. O percurso do Advento tem quatro domingos, e nos dois do meio, o passado dia 7 de dezembro e o próximo, 14 de dezembro, a reflexão central é sobre a paciência.

Na Carta aos Romanos, lê-se neste 2.º Domingo: “o Deus da paciência e da consolação vos conceda que (…)”. A mensagem indica que não se trata de uma paciência inteiramente entregue a si mesma, mas de “uma paciência acompanhada de consolação”. Ambas são apresentadas como dons de Deus, necessários para um percurso duradouro e exigente, que deve ser pedido à divindade para sustentar a esperança enquanto Ele julgar necessário.

Segundo o evangelho de São Mateus, muitos iam ao deserto para ouvir João Batista. Agora, é a vez dos fiéis: “precisamos de “deserto” para viver o Advento: “preparar o caminho do Senhor”. Três elementos são destacados como essenciais: o deserto, a voz e nós próprios. O deserto representa o espaço que oferece as condições necessárias; a voz é a comunicação divina que merece ser escutada; e nós somos chamados a um autoexame e à conversão.

Criar “deserto” em nós implica alguma “desintoxicação tecnológica”, pois os meios de comunicação “atafulham-nos o coração; tiram-nos o espaço interior”. O Advento, assim, exige silêncio interior, o verdadeiro “deserto”, para trabalharmos aquilo que somos.
A voz que “clama no deserto” não é apenas mais uma. É a voz que ajuda a sermos a pessoa que o Criador desejou; “portanto, a pessoa mais conseguida que podemos ser”.

Este II Domingo do Advento convida à reflexão sobre como o silêncio, a paciência e a escuta da voz divina podem transformar a vida e preparar o coração para o Natal.

O advento é um período do calendário cristão que marca a preparação para a celebração do Natal, comemorando o nascimento de Jesus Cristo. Ele começa quatro domingos antes do Natal e simboliza um tempo de espera, reflexão e esperança, em que os fiéis são convidados a renovar a sua fé e se preparar espiritualmente para a chegada de Cristo. Tradicionalmente, o advento é celebrado com a colocação da coroa do advento, composta por quatro velas, cada uma representando um tema específico, como esperança, fé, alegria e amor, acendendo-se uma vela a cada domingo até o Natal.
Esse período é, portanto, uma oportunidade de introspecção, celebração e fortalecimento dos valores cristãos.

Jornalista: Vitória Botelho

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
banner canal n
IMG_9798
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorCONCERTO DE NATAL ANIMA SÉ DE VILA REAL