O Guia Michelin vai lançar, em 2026, uma nova distinção para premiar as melhores adegas do mundo: as uvas. As primeiras regiões avaliadas serão Borgonha e Bordéus, em França.

“A Uva Michelin, a nova distinção do Guia, dará destaque a adegas e produtores de vinho de diferentes regiões do mundo”, anunciou a instituição. A avaliação terá cinco critérios: qualidade agronómica, domínio técnico, identidade, equilíbrio e consistência. “No mundo do vinho, o Guia Michelin pretende premiar não só as vinhas, mas também, e sobretudo, as pessoas que as gerem”, acrescentou.

Os prémios serão graduados: uma uva para produtores de grande qualidade que “elaboram vinhos com identidade”; duas uvas para “excelentes produtores que se destacam como excecionais no seu grupo de pares e região”; e três uvas para produtores excecionais, cujos vinhos “os amantes do vinho podem confiar plenamente nas criações da propriedade”. Há também a categoria Recomendado para produtores de confiança que oferecem vinhos bem elaborados.

As avaliações serão feitas por inspetores especializados, incluindo ex-sommeliers, críticos e enólogos, que trabalharão de forma independente e coletiva. O Guia Michelin pretende assim reconhecer tradição, inovação e paixão no universo vinícola.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

IMG_9798
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorCARETOS DE PODENCE DERAM OS PRIMEIROS PASSOS RUMO À UNESCO EM 8 DE DEZEMBRO 2016
Próximo artigoMCTM EXIGE “TRANSPARÊNCIA MÁXIMA” NA LIQUIDAÇÃO DOS IMPOSTOS DAS BARRAGENS E CRITICA ATUAÇÃO DA AUTORIDADE TRIBUTÁRIA