O Comando Territorial de Bragança, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Mirandela, deteve, no dia 8 de dezembro, dois homens de 60 e 62 anos por prática de caça em zona totalmente interdita, no concelho de Vila Flor.

A operação inseriu-se numa ação de fiscalização ao exercício do ato venatório, destinada a prevenir e detetar infrações às normas legais que regulam a atividade cinegética. Durante a patrulha, os elementos do SEPNA identificaram os suspeitos a caçar numa área claramente demarcada como área de refúgio e área de proteção, onde o abate de espécies é expressamente proibido.
Estas zonas, classificadas como terrenos não cinegéticos, são definidas por lei como espaços onde a caça não é permitida, quer por questões de segurança pública, quer pela necessidade de proteção de pessoas, bens, habitats e infraestruturas sensíveis.
No seguimento da abordagem, a GNR apreendeu duas armas de fogo e 26 munições.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Flor.

ZONAS ONDE A CAÇA ESTÁ PROIBIDA

A Guarda Nacional Republicana aproveitou para relembrar que nas áreas de proteção o exercício da caça é estritamente interdito, destacando alguns dos locais abrangidos: Praias e zonas balneares; Proximidade de escolas, hospitais, lares, prisões, instalações militares ou de forças de segurança; Infraestruturas como portos, aeroportos, faróis, estações radioelétricas e parques turísticos ou desportivos; Instalações industriais ou de criação animal, com faixa de proteção de 500 metros; Povoados, num raio de 250 metros; Vias de comunicação, incluindo EN, IP, IC, autoestradas e linhas ferroviárias, com proteção de 100 metros.
A GNR reforça que o cumprimento rigoroso destas regras é fundamental para garantir a segurança das populações, prevenir acidentes e proteger o património ambiental e infraestruturas.
O caso agora detetado em Vila Flor volta a sublinhar a importância da fiscalização contínua numa região onde a atividade venatória tem forte tradição, mas onde as normas de segurança devem ser sempre respeitadas.

A Redação,
Foto: DR

Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anterior10 DE DEZEMBRO- DIREITOS HUMANOS: O COMPROMISSO QUE NÃO PODE ADORMECER
Próximo artigoMUNICÍPIO DE BOTICAS REALIZA NOVA INTERVENÇÃO DE PRESERVAÇÃO NO HISTÓRICO “ESPINHEIRO DA VIRGÍNIA”