O Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade foi palco, na passada sexta-feira, 5 de dezembro, da apresentação pública dos primeiros resultados do projeto “Ativar – Comunidades locais e as origens da paisagem agrícola do Barroso”, uma iniciativa financiada pelo Programa Promove da Fundação “la Caixa”, em parceria com o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A sessão abriu com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Boticas, Guilherme Pires, que sublinhou a relevância estratégica do projeto para o território. “Este é um trabalho necessário para conhecermos melhor o nosso património, aprofundarmos as nossas raízes e valorizarmos ainda mais a história e identidade do Barroso”, afirmou o autarca.
Liderado pela ERA Arqueologia, o projeto reúne um consórcio que envolve os municípios de Boticas e Montalegre, tendo como principal objetivo a ativação socioeconómica e turística do património cultural ligado aos castros, estruturas ancestrais que moldaram a paisagem e o modo de vida barrosão.
Os primeiros resultados agora apresentados resultam de levantamentos topográficos e métodos geofísicos não invasivos, que permitiram identificar novas estruturas nos castros de Carvalhelhos e Sapelos. Estes trabalhos incluem ainda a recolha de memórias locais e a delimitação rigorosa dos 55 castros existentes na região, considerados a raiz remota do Barroso, reconhecido como Património Agrícola Mundial.
A ambição central do projeto passa por ativar a memória coletiva associada a estes sítios, produzindo conteúdos biográficos baseados na tradição oral e no património material, com vista à valorização e proteção deste legado arqueológico singular.
Com conclusão prevista para 2026, o “Ativar” prevê ainda o lançamento de um site oficial, a criação do “Atlas dos Castros do Barroso”, uma plataforma digital dedicada ao mapeamento e interpretação destes espaços, e a produção de vídeos documentais e reconstruções animadas em 3D, que permitirão ao público compreender de forma inovadora a história e a evolução da paisagem agrícola barrosã.

Jornalista: Edgar Pedreiro
Fotos: CM Boticas

banner canal n
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorMUNICÍPIO DE BOTICAS REALIZA NOVA INTERVENÇÃO DE PRESERVAÇÃO NO HISTÓRICO “ESPINHEIRO DA VIRGÍNIA”
Próximo artigoVALPAÇOS RECEBEU COMISSÃO PARLAMENTAR DE AGRICULTURA E PESCAS PARA DEBATER DESAFIOS DO SETOR