A diretora da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Raquel Meira, criticou esta quarta-feira o baixo investimento português no Programa Interreg Portugal-Espanha, durante a reunião de Comités Setoriais da Comunidade de Trabalho do Norte e Castela e Leão, realizada no Instituto Politécnico de Bragança.

Segundo Meira, o desequilíbrio financeiro entre os dois países é evidente: “Cada vez que se gasta um euro em Portugal, o projeto recebe quatro euros do lado espanhol”, afirmou. Esta disparidade, acrescentou, obriga os parceiros portugueses a reduzir substancialmente o orçamento aprovado para os projetos, chegando a cortes de 30 a 60%. “Todos os parceiros têm os projetos aprovados, mas os portugueses têm de fazer cortes significativos. Precisamos de mais investimento”, frisou.

A reunião marcou a primeira sessão dos novos Comités Setoriais, reorganizados pela CCDR-N e pela Junta de Castela e Leão, e reuniu representantes portugueses e espanhóis para debater os desafios e constrangimentos enfrentados em projetos transfronteiriços. Ao todo, foram criados seis comités, abrangendo áreas como governança territorial, competitividade, inovação e transição digital, património cultural e turismo, ordenamento do território, ambiente e conectividade, demografia, saúde, educação e qualificação, e desenvolvimento rural, agricultura e agroalimentar.

Segundo a diretora, o objetivo destas sessões é identificar projetos demonstradores e inovadores, além de mapear as dificuldades enfrentadas pelas populações que vivem na fronteira. Entre as principais conclusões apresentadas estão a deficiência de conectividade rodoviária e ferroviária entre Portugal e Espanha e a ausência de um serviço de emergência transfronteiriço.

Estas reuniões não eram realizadas há quase 20 anos, e as próximas sessões estão programadas para outras áreas fronteiriças do norte do país, com o intuito de promover uma cooperação mais eficaz e equilibrada entre os dois lados da fronteira.

A Redação com Lusa
Foto: DR

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorPORTUGAL PREPARA-SE PARA UMA GREVE GERAL QUE VAI PARALIZAR O PAÍS
Próximo artigoCAÇADORES DE SOUTELO ESPERAM HÁ DOIS ANOS POR AUTORIZAÇÃO DO ICNF E AGRICULTORES SOFREM PREJUÍZOS COM JAVALIS