Decorreu esta quarta-feira, dia 10 de dezembro, no Quartel de Santa Cruz, em Lamego, a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional que acompanhou a 2.ª Força Nacional Destacada de Operações Especiais na Roménia – Special Operations Land Task Group (2FND/SOLTG/ROU), numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão.
A entrega formal do Estandarte Nacional pelo Tenente-Coronel Ramos Bento, comandante da Força, foi o momento central do evento, pelo simbolismo e sentido de responsabilidade, que marcam o encerramento de mais uma missão portuguesa no quadro da Aliança Atlântica.
No seu discurso, o Comandante do Exército destacou que a força destacada “combinou aquilo que o Exército tem de melhor – experiência operacional, elevado nível de especialização, competência técnica e um profundo sentido do dever”, sublinhando ainda que o desempenho dos militares portugueses foi amplamente elogiado por entidades estrangeiras, reforçando o prestígio de Portugal junto dos aliados.
O General Mendes Ferrão deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos militares que agora regressam ao país, afirmando que a excelência demonstrada “honra o Exército, enobrece as Forças Armadas e prestigia Portugal”.
A cerimónia contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, que cumprimentou o Chefe do Estado-Maior do Exército, manifestando-lhe o seu apreço e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
A entrega do Estandarte Nacional simboliza o cumprimento integral da missão atribuída e o regresso da força destacada após mais uma operação concluída com distinção.
Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Lamego






















