O Município de Boticas vai avançar com um programa de valorização dos Castros do Outeiro de Lesenho e de Carvalhelhos, dois dos mais importantes sítios arqueológicos do concelho, ambos classificados como Imóveis de Interesse Público. O projeto foi recentemente aprovado no âmbito do Aviso de Concurso NORTE2030-2024-46 – Património Cultural e Natural (IT) e permitirá uma intervenção multidisciplinar, faseada e integrada.
A operação prevê escavações arqueológicas, destinadas a aprofundar o conhecimento histórico destes povoados fortificados, bem como ações de restauro para garantir a preservação e integridade dos sítios.
Será ainda instalada sinalética informativa, com conteúdos que facilitem a interpretação dos locais, e desenvolvidas reconstituições digitais que irão proporcionar experiências imersivas e educativas aos visitantes.
Com este investimento, o município pretende reforçar a identidade territorial, promover o turismo cultural e educativo e assegurar a salvaguarda de um acervo arqueológico único, contribuindo para a valorização e reconhecimento do património local.
O projeto representa um investimento total elegível de 422.056,05 euros, financiado em 255.000 euros pelo FEDER, o que corresponde a uma taxa de cofinanciamento de 60,42%.
A Redação,
Foto: CM Boticas




















