O Município de Boticas vai avançar com um programa de valorização dos Castros do Outeiro de Lesenho e de Carvalhelhos, dois dos mais importantes sítios arqueológicos do concelho, ambos classificados como Imóveis de Interesse Público. O projeto foi recentemente aprovado no âmbito do Aviso de Concurso NORTE2030-2024-46 – Património Cultural e Natural (IT) e permitirá uma intervenção multidisciplinar, faseada e integrada.

A operação prevê escavações arqueológicas, destinadas a aprofundar o conhecimento histórico destes povoados fortificados, bem como ações de restauro para garantir a preservação e integridade dos sítios. 

Será ainda instalada sinalética informativa, com conteúdos que facilitem a interpretação dos locais, e desenvolvidas reconstituições digitais que irão proporcionar experiências imersivas e educativas aos visitantes.

Com este investimento, o município pretende reforçar a identidade territorial, promover o turismo cultural e educativo e assegurar a salvaguarda de um acervo arqueológico único, contribuindo para a valorização e reconhecimento do património local.

O projeto representa um investimento total elegível de 422.056,05 euros, financiado em 255.000 euros pelo FEDER, o que corresponde a uma taxa de cofinanciamento de 60,42%.

A Redação,

Foto: CM Boticas

IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Artigo anteriorQUEBRA HISTÓRICA NA PRODUÇÃO DE AZEITONA DEIXA TRÁS-OS-MONTES EM ALERTA: PERDAS CHEGAM AOS 50% E PRODUTORES TEMEM FUTURO
Próximo artigoREUNIÃO DA CÂMARA DE VILA POUCA DE AGUIAR MARCADA POR VOTAÇÃO POLÉMICA E DOSSIÊS ADIADOS