O Velho e a Galdrapa voltaram a sair às ruas da localidade de São Pedro da Silva, dando início às celebrações do Solstício de Inverno, reunindo dezenas de visitantes em torno de uma tradição ancestral.

A saída destas duas figuras emblemáticas assinalou o arranque oficial dos rituais do solstício de inverno, uma prática retomada nos últimos anos e que tem vindo a ganhar crescente expressão e adesão, afirmando-se como um importante momento cultural e identitário da região.

Conhecidos também como Festa dos Rapazes, estes rituais de origem pagã são vividos em várias localidades do Nordeste Transmontano e simbolizam a passagem à idade adulta e a emancipação dos jovens participantes, preservando costumes transmitidos de geração em geração.

Este conjunto de manifestações tradicionais continua a afirmar-se como um forte atrativo cultural e turístico, contribuindo para a valorização do património imaterial da região e para a dinamização das comunidades locais durante o período de inverno.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Miranda do Douro

Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorFERNANDO QUEIROGA É VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO AOS NEGÓCIOS DOS INCÊNDIOS RURAIS
Próximo artigoMOGADOURO APELA A MAIOR PROXIMIDADE ENTRE GOVERNO E AUTARQUIAS NO CONGRESSO DA ANMP