O Orçamento da Junta de Freguesia de Lordelo, no concelho de Vila Real, para o ano de 2026, no valor de 387 mil euros, foi discutido e votado na Assembleia de Freguesia realizada na sexta-feira, 26 de dezembro. O representante do Movimento Independente Juntos Por Lordelo (JPL), Bruno Alves, votou contra o documento. Em comunicado, o movimento justifica a posição com a estrutura do orçamento, referindo que 67% da despesa se destina a funcionamento corrente e apenas 33% a investimento.
O JPL aponta ainda que o apoio direto a famílias e associações representa cerca de 4% do total e que 60% do investimento previsto se concentra num único projeto, o Vintage Camping Alvão. Para pavimentação e beneficiação de arruamentos estão previstos 12 mil euros, cerca de 3% do orçamento.
O movimento refere igualmente que apresentou, a pedido do executivo, cinco propostas no passado dia 10 de dezembro, todas rejeitadas, facto que contribuiu para o sentido de voto. Entre essas propostas estavam intervenções de segurança, equipamentos públicos e espaços de apoio à população.
Em nota final, o JPL afirma que continuará a acompanhar e fiscalizar a gestão da Junta de Freguesia, defendendo uma distribuição mais equilibrada dos recursos públicos.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















