O Programa de Conservação Ex Situ do lince-ibérico alcançou, em 2025, os melhores resultados dos últimos anos, com o registo de 62 crias nascidas, das quais 48 sobreviveram até à data, num marco significativo para a recuperação de uma das espécies mais ameaçadas da fauna ibérica.

Ao longo de duas décadas de trabalho, este programa tem desempenhado um papel determinante na salvaguarda do lince-ibérico, permitindo já o nascimento de 835 crias em centros de reprodução. Deste total, 424 exemplares foram libertados na natureza, contribuindo de forma decisiva para o reforço das populações selvagens em Portugal e Espanha.

Os resultados alcançados refletem o sucesso de uma estratégia assente na reprodução em cativeiro, na reintrodução controlada e na monitorização contínua da espécie. Graças a este esforço concertado entre entidades científicas, ambientais e administrativas, o lince-ibérico conseguiu uma recuperação histórica, passando da categoria de “Em Perigo Crítico” para “Vulnerável” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Este progresso confirma o Programa de Conservação Ex Situ como um dos mais bem-sucedidos projetos de conservação de espécies ameaçadas na Europa e reforça a importância de políticas de longo prazo para a preservação da biodiversidade.

A Redação,
Foto: DR

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorPROGRAMA ALCATEIA 2025–2035 APROVADO E REFORÇA PROTEÇÃO DO LOBO-IBÉRICO EM PORTUGAL
Próximo artigoMONTALEGRE LIDERA EXECUÇÃO DE FUNDOS COMUNITÁRIOS NO TERRITÓRIO DA CIM ALTO TÂMEGA E BARROSO