Valpaços deu mais um passo decisivo rumo à inovação e à sustentabilidade com a apresentação do projeto de instalação de uma unidade de produção de biometano na freguesia de Rio Torto. A reunião decorreu nas instalações da empresa AUCAMA e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Jorge Mata Pires, e dos vereadores Miguel Lopes e João Barroso.

O projeto representa um investimento privado global de cerca de 40 milhões de euros, dos quais 7,5 milhões já foram aplicados na renovação do sistema de extração e do eletrofiltro, com o objetivo de reduzir significativamente as emissões e responder a preocupações ambientais históricas reiteradas pela autarquia.
A nova unidade permitirá criar cerca de 40 postos de trabalho, dos quais 10 altamente qualificados, com vista à atração de quadros superiores para o concelho, reforçando a capacidade técnica e a inovação local, ao mesmo tempo que contribui para a fixação de talento na região.
O empreendimento assume-se como 100% verde e ambientalmente responsável, transformando o bagaço da azeitona em biometano e biogénio, promovendo a economia circular, a descarbonização e o reforço das energias renováveis no concelho.
Segundo o município, o projeto reflete o compromisso contínuo da Câmara Municipal de Valpaços em atrair investimento privado, fomentar emprego qualificado, valorizar os recursos locais e dinamizar o desenvolvimento económico e social da região.

A Redação,
Foto: DR

Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorGNR DE VILA REAL ALERTA POPULAÇÃO PARA PREVENÇÃO DE BURLAS PRESENCIAIS
Próximo artigoVILA POUCA DE AGUIAR APROVA ORÇAMENTO MUNICIPAL PARA 2026 DE 35,7 MILHÕES DE EUROS