Na mensagem para o Dia Mundial da Paz, assinalado a 1 de janeiro de 2026, o Papa Leão XIV apelou aos governantes para que retomem o “caminho desarmante da diplomacia”, defendendo o reforço das instituições internacionais num contexto global marcado pela instabilidade e pelos conflitos.

No texto, relativo ao 59.º Dia Mundial da Paz, o pontífice lamenta as “violações cada vez mais frequentes” de acordos internacionais e sublinha a importância da mediação, do direito internacional e da fidelidade aos compromissos assumidos como pilares da paz.

Leão XIV rejeita uma atitude de “fatalismo” perante a globalização e a violência, afirmando que as crises atuais não são inevitáveis nem fruto de forças anónimas fora do controlo humano. Pelo contrário, alerta para estratégias que procuram “semear o desânimo” e enfraquecer a esperança.

Como resposta, o Papa propõe o fortalecimento de sociedades civis conscientes e da participação não violenta, defendendo o apoio a iniciativas “espirituais, culturais e políticas” que mantenham viva a esperança.

A mensagem recorda ainda a encíclica Rerum Novarum, de Leão XIII, para sublinhar a centralidade da cooperação, da justiça restaurativa e da defesa da dignidade humana, hoje ameaçada por “desequilíbrios de poder entre os mais fortes”.

O apelo é enquadrado no Jubileu da Esperança, que decorre até 6 de janeiro, com o desejo de que este tempo leve a um “desarmamento do coração, da mente e da vida”.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

banner canal n
IMG_9798
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorNORTE 2030 DESTACA-SE COMO REFERÊNCIA NACIONAL NA EXECUÇÃO DE FUNDOS EUROPEUS EM 2025
Próximo artigo“LEVAMOS A MÚSICA NO CORAÇÃO” LEVA DINÂMICA AOS UTENTES DAS IPSS DE ALIJÓ