A XXVIII Feira Gastronómica do Porco de Boticas, realiza-se entre os dias 08 e 11 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Boticas, e tem vindo a afirmar-se como um dos principais certames do norte do país dedicados à carne e ao fumeiro tradicionais. No segundo dia do evento, a organização destacou a forte afluência de visitantes, mostrando-se satisfeita com a adesão do público e com a procura consistente pelos produtos regionais.

Entre os artigos mais procurados, sobressaem a alheira e a chouriça, embora a qualidade de todo o fumeiro e da carne apresentada tenha sido igualmente valorizada, beneficiando do frio intenso que contribuiu para aprimorar os produtos. Os expositores salientam ainda a fidelidade dos clientes, muitos dos quais compram não só durante a feira, mas ao longo de todo o ano.

À conversa com o Canal N, Carlos Alves que vem de Felgueiras com um grupo de amigos, clientes todos os anos, “é das melhores feiras do país. Todos os anos, o nosso grupo tem aumentado e vimos sempre consumir aqui o bom produto, e compramos para levar para casa. É uma animação, e para nós já é tradição vir à feira de Boticas, somos sempre bem recebidos, vamos de coração quente e barriga cheia”, afirmou.

⁠Também Francisco Rodrigues, natural do conselho de boticas, mas radicado no estrangeiro, já tenta conciliar as férias para poder estar no evento que já é conhecido além fronteiras, “por vezes abdico das festas do Natal e fim de ano, para poder estar na feira do fumeiro. É uma festa, uma oportunidade pra matar saudades dos amigos e família, além de que relembramos o que era o fumeiro dos nossos pais e avós. Se pudesse levava um camião de fumeiro para França…”

A atração de novos produtores para o setor, num concelho que enfrenta desafios como o envelhecimento populacional e a dificuldade em cativar jovens para a produção de fumeiro, são um preocupação para o Executivo Municipal. Embora ainda em fase de estudo, a autarquia pensa em medidas de apoio à suinicultura e incentivos para jovens produtores, procurando assegurar a continuidade desta tradição económica e cultural.

Para os produtores que ainda resistem, este tipo feiras são cruciais para a divulgação, promoção e preservação dos produtos locais, assegurando a continuidade de uma tradição económica e cultural enraizada na região.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Boticas

Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorMESÃO FRIO RECEBE 7.ª REUNIÃO DA REDE DE BIBLIOTECAS DO DOURO
Próximo artigoASAE APREENDE MAIS DE 3.500 PRODUTOS COM CANNABIS NO NORTE DO PAÍS