Montalegre prepara-se para receber, já em fevereiro, a primeira Sexta-Feira 13 de 2026, transformando a vila transmontana num palco de mistério, lendas e tradições do Barroso. O evento, conhecido por desafiar o azar, combina rituais, música, teatro e animação de rua, atraindo visitantes de todo o país.

Durante a celebração, as ruas e o castelo de Montalegre serão ocupados por personagens lendárias, incluindo bruxas, bruxos e a emblemática referência ao Padre Fontes, que conduz rituais para afastar a má sorte. Entre os momentos mais aguardados está a queimada, ritual de fogo que simboliza a purificação e a expulsão do azar.

Além da edição de fevereiro, o evento terá novas edições em março e novembro, mantendo a tradição viva ao longo do ano e consolidando Montalegre como destino de turismo místico e de lazer cultural. Considerada uma das maiores festas de rua de Portugal, a Sexta-Feira 13 mistura tradição, humor e entretenimento, oferecendo uma experiência única aos visitantes que procuram cultura popular e diversão ligada ao misticismo.

Jornalista: Vitória Botelho

foto: DR

IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorGNR DE BRAGANÇA REFORÇA PROXIMIDADE COM COMERCIANTES ATRAVÉS DA INICIATIVA “COMÉRCIO SEGURO”
Próximo artigoVILARINHO DOS GALEGOS REVIVEU ANTIGOS RITUAIS DE INVERNO COM SAÍDA DA MASCARINHA E DO MASCARÃO